Desabilitar Loading...

Grupo de Jovens

Saiba mais:

Grupo de Jovens

Mas o que é um grupo de jovens?

É um conjunto de jovens, em sua maioria 15 a 24 anos, que se reúnem, geralmente, nas igrejas, com o objetivo inicial de simplesmente se conheceram e, em seguida de partilhar sonhos, dúvidas e experiências, bem como enfrentar juntos os desafios que essa faixa etária traz consigo.

Por que é importante participar de um grupo de jovens?

No grupo o jovem não está só. Diariamente ele busca respostas e saídas para as crises que enfrenta na família, na escola, no namoro etc., e não as encontra. Lá, ele conhecem pessoas que vivem as mesmas experiências que são comuns na vida do ser humano e encontra forças para seguir em frente. Além disso, o grupo é um espaço de amadurecimento da fé, conhecimento e valorização de si e do outro, descoberta da realidade e de atuação na comunidade.

Os jovens são atraídos pelos grupos de jovens por vários motivos: curiosidade, fuga da solidão, busca de compreensão, namoro, liberdade, vontade de conhecer pessoas novas etc. encontram um ambiente que é um universo diferente do que viviam e pensavam anteriormente. O grupo de jovens é o novo em suas vidas. Nele o jovem exerce a cidadania quando elege a coordenação ou ele próprio é eleito, quando assume responsabilidades como: secretaria, animação, campanhas anti-drogas e de solidariedade e desenvolve a sua criatividade e potencialidade.

Rumos para a vida

No decorrer da caminhada do grupo, o jovem vive um processo de descoberta onde encontra pistas que despertam a sua vocação. É na maturidade do grupo que as portas da realidade se abrem totalmente para que escolham os rumos da militância e da vida, que não basta ser simplesmente vivida, precisa ser sonhada e planejada passo a passo para enfrentar os novos desafios do mundo adulto.

Surge, então, a necessidade de se pensar em um projeto de vida, que leve em conta o projeto de Deus, a realidade presente e as aspirações para um futuro melhor.

Nesse momento específico o jovem está preparado para multiplicar as experiências vividas, podendo também assessorar outros jovens na formação de novos grupos.